A Diageo está se unindo com a Thin Film Electronics para criar uma garrafa inteligente para a Johnnie Walker Blue Label. A notícia foi anunciada recentemente no Mobile World Congress, em Barcelona, onde foi apresentado um protótipo da garrafa. O modelo trouxe novas e interessantes aplicações para as tecnologias de NFC e diferentes soluções para os códigos QR.

A nova embalagem da Johnnie Walker irá incluir uma etiqueta impressa de sensor Thin Film, usando OpenSense, uma nova tecnologia de patente pendente que fornece leitura, por meio de um smartphone, NFC (Near Field Communication) habilitado, antes e após a abertura do produto. Essas etiquetas representam um grande potencial para os consumidores e para a marca. Em primeiro lugar, cada garrafa pode ter um identificador único, permitindo o acesso imediato ao status do produto durante a cadeia de abastecimento. Elas também fornecem informações sobre a segurança do produto pois os sensores das etiquetas podem mostrar se frascos foram abertos anteriormente, eliminando preocupações de falsificação e garantindo a autenticidade e qualidade do produto. Outra aplicação é melhorar o engajamento do consumidor, já que as etiquetas permitem que a Diageo envie comunicações personalizadas para os seus consumidores. Essas mensagens podem conter informações sobre a marca, ideias de receitas e qualquer outro conteúdo de marketing.

A garrafa inteligente da Johnnie Walker é definitivamente um grande exemplo de como as tecnologias se adaptam aos estilos de vida dos consumidores, quando tudo é acessado por meio de um smartphone. A tendência da Mintel Futures: Access Anything, Anywhere (Futuros: Acesse Qualquer Coisa, em Qualquer Lugar) destaca como a tecnologia muda a maneira em que vivemos. Smartphones, originalmente destinados a acessar pessoas, atualmente estão, cada vez mais, sendo usados para acessar informações. Esses aparelhos estão se tornando controles remotos para as nossas vidas, ajudando-nos a acessar produtos que queremos comprar, controlar o que já temos e analisar o que queremos entender melhor.

No entanto, o protótipo inovador da Diageo levanta várias questões sobre a sua aplicação futura. A capacidade de enviar conteúdo para os consumidores via etiquetas habilitadas por NFC pode gerar preocupações, como o excesso de informação desnecessária disponível. A capacidade de verificar a autenticidade do produto através de etiquetas inteligentes é definitivamente um ponto positivo para os compradores que querem assegurar-se da veracidade do item obtido. No entanto, nem todos os grupos demográficos de consumidores podem estar dispostos a serem acessados por marcas quando se tem o produto para consumo em casa. Isso pode criar um fluxo excessivo de informações e tornar o interesse pela marca em algo negativo.

O fato da garrafa inteligente impulsionar o uso da tecnologia NFC pode ser uma outra questão. As tecnologias atuais, como sensores embutidos, eletrônicos impressos, RFID e NFC potencializam o diálogo das marcas com os consumidores e os ajudam a tomar decisões de compra mais racionais. No entanto, enquanto atualmente o uso de smartphones é alto entre a maioria dos consumidores, o mesmo não pode ser dito a respeito do uso da tecnologia NFC. A leitura da etiqueta inteligente da Johnnie Walker depende de um dispositivo de leitura NFC ativo, o que significa ter um smartphone com tecnologia NFC. Nem todos os smartphones têm essa capacidade. Mesmo a Apple adicionou NFC somente ao seu iPhone mais recente, o iPhone 6 Plus – o qual só pode ser usado com o Apple Pay.

Combinar tecnologia com embalagem promete grandes oportunidades para as marcas que almejam maximizar a experiência com o produto e melhorar as certificações de segurança. No passado, vimos uma série de exemplos de embalagens inteligentes que não decolaram, principalmente porque lhes faltavam algum elemento agregador, que ia além do entretenimento. Dessa forma, a garrafa da Johnnie Walker pode fazer sucesso com os consumidores se executada da forma correta, se conseguirem separar a funcionalidade prometida pela etiqueta e a diversão que vai envolver os consumidores em casa através do seu aparelho inteligente.

Para entender mais sobre como a tecnologia inteligente vai impactar os seus negócios em 2015, baixe as nossas Tendências de Consumo 2015.

Inovação

Inovação não significa somente ser diferente ou novo. Significa criar novos produtos que os consumidores irão adorar, criando um caminho diferente que os consumidores seguirão.

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies