Há um claro aumento na porcentagem de novas bebidas e produtos alimentícios que se posicionam “sem, ou com redução de lactose”, no Brasil, nos últimos três anos. O banco global de dados de novos produtos da Mintel (GNPD _ Global New Products Database) mostra que 5,9% dos lançamentos, em 2015, de comida e bebida, trouxeram informações na embalagem indicando quantidade reduzida, ou ausência, de lactose. Comparando com os anos anteriores, esse percentual foi de 3,8% em 2014 e 3,1%, em 2013.

As marcas estão lançando uma grande diversidade de produtos sem lactose, não somente restrita ao universo dos lácteos. Quando os produtos sem lactose começaram a aparecer no Brasil, a maioria era composta por leites e queijos, mas agora começamos a ver o crescimento desse claim em itens como chocolates, iogurtes e até produtos de panificação.

Essa maior variedade de produtos sem lactose atende às expectativas dos consumidores brasileiros em relação à alimentação saudável, indicando oportunidades de mercado. A Mintel revela, por exemplo, que 30% dos brasileiros declaram: “Eu gostaria de ver mais variedade de produtos saudáveis no mercado (por exemplo, não somente light e orgânico, mas também produtos sem glúten, sem lactose, com colágeno)”. E um quarto dos consumidores, 26%, afirma que “gostaria que tivessem mais lojas especializadas em vender produtos saudáveis”.

Aqui estão alguns exemplos de produtos com claim “sem lactose” ou “com redução de lactose” lançados recentemente no Brasil:

3550343-0_dcddb75469b

 

 

Donuts da Confeitaria Show, sem lactose

 

 

 

 

3519949-2_dcddb75469b

 

Iogurte Activia, com polpa de morango, zero Lactose

 

 

 

3581251-0_dcddb75469b

 

 

 

Chocolate ICAB, zero lactose

 

 

 

 

3487427-2_dcddb75469b

 

 

Iogurte grego Tirol, com 0% de Lactose

 

 

 

3614165-0_dcddb75469b

 

 

 

Iogurte Casa da Ovelha, com leite de ovelha, baixo teor de lactose

 

 

 

 

 

Naira Sato é analista sênior da Mintel, no Brasil, desde 2012. Com mais de dez anos de experiência na área de pesquisa, Naira trabalhou em empresas como Millward Brown, Motorola e Unilever, analisando os consumidores brasileiros e latino-americanos, trabalhando com projetos de posicionamento de marca e desenvolvimento de mercado.

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies