Curitiba é vista por muitos empresários do setor de foodservice como um mercado promissor. A cidade possui muitos pontos positivos para o crescimento de um negócio, como por exemplo, oferecer facilidade de deslocamento entre bairros, melhorando o acesso aos estabelecimentos, e ser a mais populosa e rica da região sul. Para completar, o público de Curitiba tem um alto nível de exigência, o que faz da cidade um bom mercado teste para novas franquias de restaurantes.

Os curitibanos comem muito fora, e isso parece ser um hábito. De acordo com o relatório Mudanças nos Hábitos Alimentares – Brasil, Junho 2013, quase metade da população de Curitiba (46%) concorda que comer fora é algo que é possível de se fazer frequentemente. A mesma afirmação é compartilhada por 35%, 34% e 32%, respectivamente, dos habitantes de Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Esses dados sugerem que os curitibanos têm o hábito de comer fora bem desenvolvido, o que é uma oportunidade para as marcas usarem a cidade como mercado teste, antes de expandir negócios para outras localidades do Brasil.

Posicionar a hora da refeição para ser um momento de lazer entre amigos e família pode atrair mais consumidores para comer fora. O almoço é a ocasião mais comum na qual os brasileiros comem fora, mostrando a sua importância em relação ao consumo fora do lar. Porém, comer fora em ocasiões especiais ainda se mostra uma atividade pontual, pouco frequente, que poderia ser mais explorada pelo mercado de alimentação.

De acordo com resultados da pesquisa Mintel, vemos que 37% dos curitibanos, contra a média de 10% dos habitantes das outras cidades entrevistadas, tendem a concordar mais com os atributos de “fazer algo diferente da rotina”, quando analisado o que os leva a comer fora dos seus lares. Por outro lado, 32% dos curitibanos, contra 12% dos habitantes das outras cidades, afirmam que a razão é “comer algo especial”. Isso sugere que, pelo fato desses consumidores já terem o hábito de comer fora desenvolvido, acabam sendo mais exigentes e procuram por mais benefícios quando vão se alimentar fora do lar.

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies