Desde antes dos ovos e presuntos verdes, alimentos e bebidas com cores têm sido de alguma forma uma novidade para os fabricantes. Hoje em dia, porém, lançamentos de produtos coloridos estão se tornando legítimas ferramentas de marketing não apenas para startups inovadoras, mas também para que marcas mais conhecidas façam seus produtos embalados valerem a atenção dos consumidores e posts em redes sociais.

Cor é um dos sinais visuais que mais contribuem para o apelo sensorial dos alimentos, como analisado pela tendência identificada pela Mintel’s 2016 Global Food and Drink Trend, Eat With Your Eyes. Ainda que o quesito sabor venha sendo o foco das inovações, nossa sociedade mais visual e focada no compartilhamento pede por inovações que são audaciosamente coloridas, artisticamente construídas e, às vezes, simplesmente legais.

Com o mais recente lançamento sendo um vinho azul, olhamos para este e outros oito produtos lançados em todo o mundo durante o último ano que englobam todas as cores do arco-íris:

É importante notar que, em longo prazo, as perspectivas para alimentos e bebidas com cores podem depender de formulações que também se encaixem em outras tendências do setor. Enquanto alguns consumidores são atraídos pelas cores, outros são mais propensos a examinar os ingredientes para garantir que o produto condiz com suas preferências. Para muitos consumidores, essas preferências incluem a expectativa de que os alimentos e bebidas sejam livres de ingredientes artificiais, incluindo cores, como observado pela tendência identificada pela Mintel como Mintel’s 2016 Global Food and Drink Trend, Artificial: Public Enemy Number One. Dessa forma, alimentos e bebidas com corantes naturais podem ter uma vida útil mais longa do que aqueles que dependem de ingredientes artificiais para criar produtos dignos de compartilhamento.

Jennifer Zegler é Analista Global de Alimentos e Bebidas da Mintel. Ela passou a fazer parte da Plataforma de Alimentos e Bebidas da Mintel após experiência como Analista de Bebidas da equipe da Mintel nos Estados Unidos. Jennifer pesquisou e escreveu muitos relatórios da categoria com foco tanto em bebidas alcoólicas quanto não-alcoólicas e embalagens.

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies