A alga marinha tem mostrado a sua versatilidade como ingrediente, estando presente em vários lançamentos recentes de produtos de consumo, mas agora ela também surge fortemente no mercado global de cosméticos para o corpo. De acordo com o Banco Global de Dados de Novos Produto (GNPD _ Global New Products Database), da Mintel, de janeiro de 2011 até outubro de 2015, cerca de 2% dos cosméticos lançados continham algum ingrediente de algas. Entre eles, as castanhas e as vermelhas são os tipos mais comuns de espécies de algas utilizadas.

Como vivem nos oceanos, as algas marinhas são banhadas por uma fonte rica de nutrientes e podem fornecer vários minerais para a pele como potássio, magnésio, cálcio e vitaminas como C, A e B-12. E as marcas estão usando esses benefícios para promover seus produtos para cuidados da pele do rosto e corpo.

3083279-0_dcddb75469b

 

 

A essência mineral Innisfree Jeju Sparkling é um produto para a pele do rosto lançado na Coreia do Sul em 2015. Ele afirma fornecer minerais naturais das águas termais da ilha de Jeju, revigorando a pele.

 

3319535-0_dcddb75469b

 

 

 

A loção corporal hidratante Noevir Tokara é produzida com minerais da água do mar e uma variedade de extratos de algas que inclui o Porphyra Yezoensis, cera de abelha e óleo de semente de jojoba, ingredientes que deixam a pele úmida e macia.

 

 

sea-flora

O suavizante SeaFlora Sea Kelp Soak é descrito como um terapêutico e desintoxicante que nutre o corpo com vitaminas e minerais. A pele é reidratada e os sinais de vermelhidão da pele são reduzidos, enquanto os músculos doloridos são acalmados, prometendo promover um sono saudável.

 

ESTARIA NAS ALGAS A TÃO ESPERADA CURA DA CELULITE?

Os benefícios das algas vão além da composição rica em minerais. Atribui-se às algas o poder de deter o temor de muitas consumidoras do sexo feminino: a celulite. Na verdade, de acordo com o Mintel GNPD, produtos globais de cuidado corporal com algas marinhas marrons (Oarweed * e Bladderwrack **) representaram uma porcentagem maior para todas as três reivindicações de contorno do corpo – firmeza, emagrecimento e anticelulite – quando comparado à categoria global de produtos para o corpo (sem ingredientes de algas), de janeiro a outubro de 2015.

As algas não somente combatem uma área de grande problema para os consumidores, mas também estão sendo reconhecidas mundialmente como um alimento saudável, orgânico e sustentável. Enquanto isso, cada vez mais empresas usam o termo “sustentabilidade” como parte de suas “missões” corporativas. Com relação à terceirização de ingredientes sustentáveis, as algas poderiam ser consideradas escolhas de primeira linha. Além de serem uma fonte rica de vitaminas, minerais e antioxidantes – até mesmo de ácidos graxos essenciais – elas também ajudam a “desintoxicar” resíduos diários dos seres humanos como dióxido de carbono, nitrogênio e fósforo.

ALGAS GANHAM FORÇA NA EUROPA

Considerando os produtos para a pele lançados com o posicionamento de “ético – amigo do ambiente”, de janeiro a outubro de 2015, quatro dos cinco países principais são europeus, liderados pelo Reino Unido e Alemanha; os EUA ficam na quarta posição da lista, com 13% de produtos para a pele lançados.

Acrescentando, a Europa atualmente colhe estoques naturais de algas marinhas. Por exemplo, para tornar a ação mais eficiente, o projeto AT~SEA Technologies oferece dois substratos têxteis dimensionais. Como consequência, essa inovação pode produzir uma fonte renovável e terceirização de custo razoável de ingredientes ativos de algas como as carrageenans.

*Extrato Laminaria digitata (Oarweed)
**Extrato Fucus vesiculosus (Bladderwrack)

David Tyrrell é analista global de cuidados faciais, beleza e higiene pessoal da Mintel. Ele fornece análise das necessidades de cuidados para a pele e comportamento do consumidor, avaliações de ingredientes e produtos e insights competitivos que impactam os negócios de empresas de beleza em todo o mundo.

Beleza e Cuidados Pessoais

Nossa equipe de especialistas do mercado de beleza utiliza conhecimento, criatividade e insights para fazer diferença real no seu trabalho.

Leia mais
© 2017 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies