O banco HSBC, no Brasil, lançou um aplicativo para a rede social Facebook que mostra a vida de um consumidor como uma declaração de riqueza. O aplicativo Extrato de sua Vida usa informações publicadas no mural do Facebook do usuário, como profissão, lugares visitados, interesses e amigos. Para o HSBC, o aplicativo é uma maneira divertida de envolver os usuários por meio do conceito de gestão de riqueza e estimular os consumidores a pensar sobre o que realmente importa na vida.

“De uma forma divertida, o aplicativo permite que o usuário avalie se ele faz o que realmente importa na vida. Esta reflexão permite que o consumidor entenda o conceito de gestão de patrimônio de uma maneira muito mais tangível”, afirmou Daniel Pérez, diretor de criação da Grey Brasil, ao site da exame.com.

Os bancos têm se envolvido em uma variedade de iniciativas de entretenimento para educar os consumidores sobre questões financeiras. Por exemplo, eles usam mais frequentemente sites interativos e vídeos on-line para dar dicas sobre financiamento e linhas de crédito. Há também o caso de um banco que lançou páginas de fãs exclusivamente dedicado à educação financeira das crianças. Agora, os consumidores podem obter um Extrato de Vida, em vez de um extrato bancário que reflete sobre a sua gestão de dinheiro.

Na verdade, é importante instruir os consumidores sobre poupança e incentivá-los a priorizar o que é importante na vida. Muitos consumidores entendem que não há somente a conta poupança simples para investimento. E muitos estão preocupados com suas finanças. De acordo com o relatório Estilo de Vida da Classe Média – Brasil, da Mintel, mais de um em cada três brasileiros consideram sua situação financeira como apertada, lutando ou em apuros.

Para ajudar os consumidores a gerirem as suas dívida, as empresas de cartão de crédito também podem se envolver em iniciativas semelhantes. Por sinal, instruções e incentivos podem começar desde a infância. Por exemplo, a MasterCard na Argentina está recomendando aos pais que deem aos seus filhos um dom que pode ajudá-los a aprender como economizar dinheiro ou como ver valor em suas vidas.

Finanças

As nossas equipas de investigação e análise conhecem os números e os fatos. As inovações e as próximas tendências. As escolhas do consumidor e o que está por trás dessas escolhas.

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies