Enquanto a atenção do mundo permanece voltada para a Copa do Mundo, muitos consumidores têm assistido aos jogos bebendo, enquanto torcem para seus times. Aliás, na Grã-Bretanha, 17% dos espectadores da Copa do Mundo afirmam que gostam de experimentar comidas e bebidas que combinem com as equipes participantes do torneio.

Como pode ser visto na compilação de produtos abaixo, seja por meio do uso de aromas brasileiros, através de embalagens inspiradas em futebol ou design que evoca patriotismo, o torneio serviu como plataforma de lançamentos inovadores e de edição limitada de produtos.

Seguem, abaixo, exemplos de inovações inspiradas pelo torneio:

Estados Unidos – Biscoitos recheados com creme de limão

Oreo

Os novos biscoitos da Oreo tem sabor limão, inspirado no Brasil, para celebrar a Copa do Mundo. Como um terço, 34%, dos consumidores dos Estados Unidos afirma que está propensa a experimentar um novo sabor de um produto familiar, esse biscoito se posiciona para os torcedores de futebol e consumidores interessados ​​em um produto tradicional com um toque diferenciado.

 

Singapura – Refrigerante com sabor cola

Coke

 

Além de ser um dos patrocinadores oficiais do torneio e lançar a campanha de marketing ‘The World’s Cup’, a Coca-Cola veio numa embalagem, em edição limitada, que lembra uma bola de futebol.

 

 

 

 

 

 

Reino Unido – Macarrão instantâneo sabor churrasco brasileiro

pot noodle

 

 

Um terço, 32%, dos britânicos afirma ser interessado em experimentar produtos brasileiros, como alimentos e bebidas. Esse pote de macarrão instantâneo com imagem inspirada na bandeira nacional e sabor churrasco brasileiro serve como um atrativo ao torcedor britânico.

 

 

 

 

Japão – Pipoca com molho amanteigado de soja

popcorn

 

Esse produto japonês, de edição limitada, aposta na fidelidade dos torcedores, já que apresenta o logotipo da JFA (Associação Japonesa de Futebol) em apoio à seleção japonesa, também chamada ‘Samurai Azul’. O produto é adequado para ser servido como petisco durante as partidas de futebol.

 

 

 

 

 

Rússia – Cerveja premium

beer

 

A cerveja premium Sibirskaya Korona Klassicheskoye Premial’noye Pivo foi reembalada para a Copa do Mundo de 2014, em apoio a equipe de futebol russa. Patrocínios de futebol permitem que consumidores e torcedores demonstrem seu apoio às seleções de seus países por meio do consumo. Esse produto se destaca nas prateleiras devido ao seu design patriótico.

 

 

 

 

 

Bélgica – Molho Rioooo

rioooo sauce

 

Consumidores belgas devem gastar 185,5 milhões de euros em molhos de mesa em 2014. Em um setor competitivo, esse molho especial limitado, lançado pela Manna, é voltado para o consumidor que demanda sabores brasileiros, com tomates e ervas. Por sinal, o rótulo do produto também celebra o torneio com imagens de campo de futebol e da bandeira brasileira.

 

 

 

 

 

Austrália – Bebida esportiva“Brazilian Kick”

sports drink

 

Powerade é convencionalmente comercializado como uma bebida esportiva. A marca lançou o sabor ‘Brazilian Kick’ e o logotipo da Copa do Mundo para promover o seu consumo durante o torneio. A bebida isotônica afirma ser cientificamente formulada para hidratar rapidamente, substituindo eletrólitos essenciais e fluidos perdidos no suor.

 

 

 

 

 

Canadá – Azeite de Oliva extravirgem

olive oil

 

Mostrando a amplitude de setores que inovam para incorporar a Copa do Mundo, o azeite extravirgem, da Colavita, foi reembalado em uma nova garrafa de 750 ml na forma de uma bola de futebol. Aliás, os canadenses compraram 98.000 toneladas de azeite em 2013 e torcedores de futebol podem ser atraídos por esse design inovador de embalagem.

 

 

 

 

Suíça – Biscoito água e sal sabor feijoada

crackers (1)

 

A previsão é que os suíços consumam 4,9 milhões de toneladas de biscoitos (entre variantes doces e salgados) em 2014. Com a Copa, a Dar Vida lançou uma edição limitada de biscoito com sabor de notas de feijoada. Com o objetivo de fornecer energia, o lanche afirma ser ideal para os momentos intensos de futebol.

 

 

 

 


Brasil – Troféu 2014 da Copa do Mundo em chocolate

chocolate

 

Enquanto o resto do mundo inspira-se em sabores brasileiros, o Brasil também celebra o prestígio do torneio. O Troféu de Chocolate da Copa do Mundo, Fifa 2014, da Garoto, é de chocolate ao leite e vendido em uma embalagem de 300g. Por sinal, mais de um terço dos brasileiros, 36%, afirma que está comendo, atualmente, mais chocolate do que há um ano, sugerindo que esta categoria é fértil para inovações.

 

 

 

Inovação

Inovação não significa somente ser diferente ou novo. Significa criar novos produtos que os consumidores irão adorar, criando um caminho diferente que os consumidores seguirão.

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies