Pesquisa da Mintel revela que os brasileiros vão optar por acompanhar esportes mais tradicionais, ao invés das modalidades de nicho, durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Talvez sem surpresas, o futebol será o esporte mais popular dos jogos. Mais de sete em cada 10 brasileiros, 71%, que pretendem assistir ao evento, vão acompanhar esse esporte.

A cerimônia de abertura vem logo a seguir, com 69% das pessoas afirmando que irão assisti-la. O voleibol, por sua vez, está em terceiro lugar na preferência, com 44%. Aliás, esporte com o qual o Brasil ganhou a medalha de ouro, em 2004, em Atenas.

Por outro lado, poucas pessoas pretendem seguir modalidades menos populares no País, como hóquei, 12%, e vela, 9%. Uma das razões para esses esportes estarem entre os menos mencionados na pesquisa provavelmente é porque são caros e poucas pessoas se identificam com eles.

É importante que as marcas e empresas que vão investir no evento estejam atentas em relacionar seus produtos, serviços e campanhas de marketing com os eventos corretos.

A pesquisa Mintel detectou que as preferências são distintas quando analisados os diferentes gêneros. Por exemplo, os homens tendem a preferir o futebol, 82%, contra 58% de mulheres; atletismo, 33% contra 20% de mulheres; e basquete, 30% contra 19%. Já as mulheres têm clara preferência pela ginástica olímpica, 45% contra 28% dos homens; e pela cerimônia de abertura, 74% contra 65%.

Essas diferenças entre os gêneros apontam oportunidades específicas para o campo publicitário. Produtos como xampus masculinos, desodorantes, barbeadores e tinturas de cabelo para homens poderão ter mais sucesso quando associados ao futebol, atletismo e basquete, em campanhas para pessoas que praticam esportes que enfatizam força, vigor e tenacidade.

Por outro lado, a publicidade de produtos femininos, como os artigos de higiene e cosméticos para mulheres, teria melhores resultados se veiculada durante as competições de ginástica olímpica. Essas campanhas publicitárias poderiam ter um toque de “graciosidade”, destacando as propriedades suaves e delicadas dos produtos, como os hidratantes de pele.

olimpiadas

Simon Moriarty é diretor do departamento de Pesquisa de Mercados Emergentes na Mintel. Está na empresa desde 2007 e já ocupou os cargos de analista de Notícias, analista sênior de Tendências e diretor de Desenvolvimento de Produto para os Relatório Mintel e Tendências.

Estilos de Vida

O Mintel Tendências é um recurso de tendências de mercado que combina um entendimento aprofundado do consumidor com fortes aplicações comerciais globais.

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies