Uma greve massiva de caminhoneiros em protesto contra o aumento do combustível entrou na sua segunda semana, afetando a economia do Brasil. Escassez de combustível e alimentos, redução do transporte público, cirurgias não urgentes canceladas, trabalho de casa como norma, universidades fechadas, vôos atrasados, notícias falsas dizendo “tudo vai parar” e a morte de milhões de frangos por falta de ração no maior exportador de aves do mundo.

Em meio a um cenário desafiador e em mudança constante, as marcas estão inovando para combater a escassez e incentivar o consumo.

Combustível como moeda, cavalos fazendo delivery

O combustível tornou-se escasso e, por isso, uma mercadoria valorizada. Algumas marcas foram ainda mais longe, posicionando o combustível como moeda. Enjoy Pizza, uma pizzaria com sede em Brasília, esta aceitando combustível como pagamento, com uma pizza grande avaliada em 3 litros de diesel.

Outras marcas estão driblando a crise ao incorporar um meio de transporte antigo para manter seus negócios funcionando. Este é o caso de 389 Burger, uma lanchonete de Brasília decidiu enfrentar a falta de combustível trocando motocicletas por cavalos para garantir as entregas.

Sem uma data certa para o fim da greve e um feriado prolongado se aproximando, a Marina Confiança, um hotel de Bragança Paulista, anunciou que vai recompensar aqueles que mantenham suas reservas de férias no hotel com 20 litros de gasolina. No entanto, aqueles que decidirem não cancelar seus planos de férias certamente precisarão seus tanques cheios para chegar lá. Mas sem problema, o Waze liberou um recurso para esses dias agitados, informando os postos que tem gasolina, além do preço para não pagar muito caro.

Adotando um novo mindset

Outras marcas certamente estão usando essa crise para destacar a necessidade de um novo mindset comprometido com o meio ambiente, incentivando os consumidores a adotarem formas mais sustentáveis de transporte. De fato, a fabricante de bicicletas Caloi está chamando os consumidores a adotar formas de transporte mais limpas, saudáveis e acessíveis, transformando os preços de suas bicicletas em litros de gasolina. Dados da Mintel mostram que 20% dos brasileiros dizem que pagariam mais caro por produtos de marcas ambientalmente responsáveis.

O papel das redes sociais

As mensagens em tempo real e as redes sociais tornaram-se fundamentais para as pessoas se manterem informadas e planejarem o futuro. No entanto, também houve uma onda de alertas falsos. Os caminhoneiros dizeram que organizaram a greve em todo o país através do WhatsApp e do Facebook – não através dos sindicatos, que eles alegam desconfiar. Dados da Mintel mostram que 88% dos consumidores usam WhatsApp várias vezes ao dia. Enquanto os caminhoneiros estão usando as redes sociais para se organizarem, os brasileiros também estão confiando neles para desabafar suas frustrações por meio de memes engraçados, como receitas, para produzir diesel “natural” e métodos de transporte que parecem brinquedos.

Lições aprendidas para as marcas

  • Respostas rápidas e flexibilidade são valores fundamentais para as marcas. Os eventos mudam a cada minuto e você deve estar pronto para reagir e se adaptar às realidades em mudança.
  • Lidere com empatia e confiança mostrando que você entende o que as pessoas estão passando em esse momento. Quando a crise acabar, os consumidores se lembrarão de que você ofereceu apoio e compreensão.
  • Considerando que no Brasil o otimismo é uma parte central da cultura, as respostas diante a crise podem ser leves e bem humoradas. Lembre-se que lá fora, tem cavalos fazendo entregas.

Graciana Méndez é a Analista de Tendências para a região Latino-Americana. Graciana trabalhou como uma trendspotter e escritora de conteúdo há mais de dez anos, em empresas como The Futures Company e JWT Intelligence. Tendo vivido na Argentina, México e Brasil, Graciana tem uma abordagem multicultural sobre percepções culturais, assim como tendências sociais e do consumidor.

Estilos de Vida

O Mintel Tendências é um recurso de tendências de mercado que combina um entendimento aprofundado do consumidor com fortes aplicações comerciais globais.

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies