O atual cenário econômico leva os brasileiros a mudarem os seus hábitos de compra. Uma pesquisa da Mintel realizada para o relatório Hábitos de Gastos do Consumidor, de 2015, revela que o brasileiro está cortando gastos em várias categorias, principalmente naquelas relacionadas a produtos supérfluos. Por exemplo, 47% dos brasileiros afirmaram que compraram menos aparelhos eletrônicos nos últimos 12 meses, como smartphones e tablets, e 40% disseram que estão comprando menos roupas e acessórios. A pesquisa detectou também que os brasileiros estão cortando drasticamente com alimentação fora de casa, bebidas alcoólicas e produtos para a saúde.

Nesse cenário pessimista, os brasileiros querem poupar dinheiro. E com o objetivo de cuidar de suas finanças, o consumidor busca por promoções, sendo a TV, o canal mais popular. O mesmo relatório Mintel revela que 38% dos consumidores brasileiros ficam atentos às promoções anunciadas na TV. Depois, vem a internet, mencionada por 28%. Outra forma de economizar dinheiro é quando vão às compras, já que 27% afirmam que sempre olham os artigos em liquidação antes de checarem os produtos com preço integral.

Consumidores das classes AB destacam-se como um segmento mais provável do que outros a procurar promoções através da internet, 37%, enquanto apenas 15% dos DEs dizem utilizar o mesmo canal. Por outro lado, a pesquisa Mintel revela que 40% dos consumidores dos grupos socioeconômicos C12 e DE são propensos a buscar por promoções na TV, mais do que os 32% dos grupos AB.

Quando analisamos as promoções na mídia impressa, 14% dos consumidores brasileiros afirmam ficar atentos a esses anúncios. No entanto, esse número sobe para 21% quando verificado o consumidor de 55 anos ou mais. Aliás, um quarto, 25%, dos homens com 55 anos ou mais concordam que anúncios em mídia impressa são a sua principal fonte de informação sobre promoções, o que os torna mais suscetíveis a essa forma de publicidade.

Considerando que anúncios de internet são mais propensos a atingir os consumidores AB, sites que oferecem cupons online têm a oportunidade de focar nesse grupo socioeconômico. Ao contrário de outros países onde cupons são muito populares na mídia impressa, cupons na internet estão se tornando, cada vez, mais populares no Brasil. Varejistas e marcas deveriam aumentar suas ofertas de cupons online, que ofereçam descontos nas compras acima de um determinado valor. Levando em conta que os consumidores AB têm poder de compra maior, descontos em compras acima de R$ 100 poderiam incentivar os consumidores a aumentar o valor de suas compras para aproveitar o desconto.

Gerente de Pesquisa da Mintel no Brasil, Renata Pompa de Moura se juntou a empresa em 2009. Com mais de doze anos de experiência trabalhando em empresas de consultoria e pesquisa de mercado no Brasil, Estados Unidos e Chile, Renata possui um amplo conhecimento do comportamento do consumidor e de tendências globais de consumo.

Estilos de Vida

O Mintel Tendências é um recurso de tendências de mercado que combina um entendimento aprofundado do consumidor com fortes aplicações comerciais globais.

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies