Mês passado aconteceu em São Paulo a APAS Show, a maior feira de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo. A Mintel esteve lá e pôde observar que alguns lançamentos de produtos das categorias de alimentos e bebidas se mostram em linha com dados provenientes de nossas pesquisas com o consumidor brasileiro, presentes nos Mintel Reports.

Paçoquita Pirô

1

O produto vem em uma embalagem que possui uma roleta na tampa, oferecendo uma brincadeira em que o consumidor pode girar a seta, que cairá em uma das cinco cores que representam os cinco sabores que vêm no pote: morango que estoura na boca, tutti-frutti pinta língua, pamonha, maracujá e maçã verde.

Sabores diferenciados como estes podem impulsionar a venda de novos produtos no Brasil. De acordo com pesquisa do relatório Mintel Hábitos de Consumo de Doces e Sobremesas – Explorando indulgência na percepção do consumidor – Brasil 2019, 43% dos consumidores de doces e sobremesas declararam que um sabor inovador (ex., doce e salgado, diferentes texturas) é uma das razões que os levam a experimentar novos doces e sobremesas.

Frango Orgânico Seara

2

As aves da linha recebem alimentação de origem vegetal e equilibrada, composta de milho e soja não transgênicos, sem hormônios e 100% orgânicos, além de vitaminas e minerais, conforme legislação brasileira. Além disso, a marca garante melhores práticas de bem-estar animal por meio de uma equipe de técnicos e veterinários especializados, e segue os parâmetros do Plano de Manejo Orgânico, garantindo uma produção sustentável e rastreio da cadeia produtiva. Também possuem certificação do IBD, maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina.

Produtos orgânicos são atrativos, principalmente para os brasileiros que estão tentando ser mais saudáveis. O relatório Mintel Alimentação Saudável – Tendências – Brasil 2018

apontou que 51% dos brasileiros que já adotaram ou pretendem adotar hábitos de alimentação saudável declararam que teriam interesse e pagariam mais por produtos com ingredientes orgânicos / naturais.

McCain Sure Crisp

3

McCain Sure Crisp é uma linha de batatas congeladas que utiliza uma tecnologia exclusiva, que garante que a batata frita esteja sempre crocante, no delivery ou no restaurante. A marca garante que mesmo depois de frita, a batata permanece crocante por até 30 minutos, garantindo a qualidade do produto na entrega.

Entregar um produto sem comprometer a qualidade é um ponto importante para os brasileiros. Segundo o relatório Mintel Tendências em Comer Fora – Foodservice pelo ponto de vista dos consumidores e oportunidades – Brasil 2019, 55% que comeram fora ou pediram comida em casa concordaram que “a qualidade do serviço é um fator importante para que eu decida frequentar/pedir comida novamente em um lugar que já conheço”.

Mãe Terra: embalagens 100% de papel

45

A marca Mãe Terra da Unilever, comprometida com a redução do uso do plástico, traz alguns produtos feitos com embalagens 100% de papel e, segundo a marca, são os “1ºs pacotinhos feitos 100% de papel”.

Atualmente, várias marcas estão se comprometendo em reduzir o plástico de seus produtos, e isso é importante para os consumidores também. O relatório Mintel Marketing para a Classe Média – Brasil 2018 apontou que 22% dos brasileiros pagariam mais caro por produtos de marcas ambientalmente responsáveis e que 21% deles pagariam mais caro por produtos de marcas socialmente responsáveis.

Vigor Protein

6

A linha de iogurtes líquidos é alta em proteína, possuindo 25g de proteína por 250g de produto. Nos sabores morango, banana, flocos e coco, os iogurtes contêm proteína whey, não possuem adição de açúcares e são sem lactose.

Produtos como este podem interessar principalmente os consumidores da classe AB no Brasil. Isso porque 23% deles que são consumidores da categoria de bebidas não alcoólicas declararam estar “comprando mais bebidas com benefícios adicionais (ex. proteína adicionada, vitaminas adicionadas)”, conforme apontou o relatório Mintel Bebidas Não-Alcoólicas: Interação entre as Categorias – Brasil 2018.

Nescafé Gold

7

Oferecendo café torrado e moído para coar, a linha Nescafé Gold conta com três produtos que se diferenciam em intensidade: Suave (intensidade 6 e torra média), Equilibrado (intensidade 8 e torra média) e Intenso (intensidade 9 e torra escura).

Café é uma das bebidas mais populares do Brasil, e marcas poderiam se aproveitar para misturar café a outras bebidas. O relatório Mintel Bebidas Não-Alcoólicas: Interação entre as Categorias – Desejos do consumidor e como podem influenciar a indústria’ – Brasil 2019 apontou que 29% dos consumidores de bebidas não alcóolicas declararam que usariam o café para criar uma nova bebida misturada. Além disso, 28% desses consumidores disseram que uma mistura personalizada com base em suas preferências os incentivaria a experimentar uma nova bebida não alcoólica misturada. Ações como informar o consumidor sobre as diferenças entre intensidades e torras de cada café os ajuda a achar com mais facilidade qual café mais se encaixa com o seu gosto.

Nero Nobile Linea Zuppe

8

A Linea Zuppe conta com sopas em cápsulas que podem ser preparadas nas máquinas Nestlé Dolce Gusto, disponível em sabores como sopa de brócolis e sopa de tomate com temperos mexicanos.

Sopa em cápsula é uma forma de oferecer uma alimentação mais leve e saudável, porém de um jeito mais rápido e conveniente. Para os brasileiros, soluções como essa se mostram interessantes já que 30% deles declaram que uma das razões que dificultam a manutenção de hábitos alimentação saudável é que “comida / bebida saudável toma mais tempo / esforço para ser preparada do que comida / bebida normal”, segundo o relatório Mintel Alimentação Saudável – Tendências – Brasil 2018.

Naira Sato é o diretor da categoria, Brazil Reports na Mintel. Com mais de 10 anos de experiência em pesquisa no Brasil, Naira trabalhou em grandes empresas, incluindo Motorola e Unilever, o que lhe proporcionou um sólido conhecimento dos consumidores e insights brasileiros e latino-americanos.

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies