O mercado brasileiro de iogurtes tem sido afetado nos últimos anos pela recessão econômica e pelos altos custos de produção, especialmente em 2016, quando o volume de mercado caiu 11%. Esperava-se que a categoria começasse a se recuperar em 2017 em resposta a uma estabilização da economia, declínio na inflação e melhorias nos métodos de produção de leite.

Uma forma desse mercado ganhar espaço é expandir seu portfólio de produtos, oferecendo opções convenientes para diferentes ocasiões de consumo, como no café da manhã e lanches no período noturno. Dessa forma, essas opções educam os consumidores sobre novas possibilidades de consumir o produto. E assim, essas ações podem estimular a categoria a ser vista como uma alternativa saudável quando comparada aos snacks e sobremesas.

Inovação em iogurte para o café da manhã

Os iogurtes direcionados para ocasiões específicas, como o café da manhã, podem impulsionar o crescimento do mercado. A Activia, por exemplo, lançou o Activia Café da Manhã, oferecendo comodidade ao combinar iogurte, pedaços de frutas e cereais em um único pote. A campanha se concentrou em praticidade e saúde.

De acordo com pesquisa da Mintel sobre iogurtes, quase metade dos brasileiros consome iogurte no café da manhã e mais de um quarto como parte do café da manhã. Essa ocasião de consumo já faz parte da rotina diária dos consumidores de iogurte e tem potencial para ser mais explorada, especialmente entre aqueles que procuram opções mais lights de café da manhã. De fato, um quarto dos consumidores brasileiros de pães ou produtos assados afirmaram que estão substituindo esses produtos por opções leves e saudáveis, como iogurte ou tapioca.

Apesar da maioria dos brasileiros tomar café da manhã em casa e de gostar de consumir iogurte nesse período, existem poucos produtos comercializados especificamente como iogurtes para o café da manhã, em comparação com outros países. Os potes de iogurte da marca britânica Rachel’s Organics, por exemplo, foram lançados no Reino Unido com granola ou cereais no topo, podendo ser voltados para crianças e versões saudáveis para adultos. Além disso, produtos como a aveia durante a noite com iogurte são uma ótima idéia para aqueles que não têm tempo para prepará-los na noite anterior.

Benefícios Relaxantes

Iogurtes com benefícios relaxantes podem aumentar o uso do produto como um lanche noturno. Pesquisa da Mintel sobre tendências de alimentação saudável, no Brasil, revela que três em dez brasileiros estão interessados em comprar alimentos e bebidas que os ajudem a relaxar e aliviar o estresse, enquanto quase a mesma quantia de consumidores estaria interessada em alimentos e bebidas que melhorem a qualidade do sono.

Atualmente, mesmo com as marcas focando sua comunicação em momentos diurnos, o consumo de iogurte como lanche noturno é bastante alto. Por isso, o lançamento de iogurtes posicionados para o relaxamento ou melhora do sono pode ser uma ótima oportunidade para se destacar no mercado. Isso pode ser conseguido, por exemplo, adicionando aos produtos ingredientes naturais conhecidos por seus benefícios relaxantes, como camomila e capim-limão.

O que nós pensamos

Iogurtes que dão aos consumidores uma razão para comprar, voltando-se para ocasiões específicas como café da manhã ou como um lanche noturno, podem impulsionar o crescimento desse mercado no Brasil. Uma grande porcentagem de brasileiros toma iogurte no café da manhã e o consome como um snack. Portanto, o desenvolvimento de iogurtes para atender às necessidades nutricionais de um café da manhã saudável, e com posicionamentos relaxantes, calmantes e leves de um lanche noturno, podem se sair bem no mercado.

 

Samantha Moore
Samantha é especialista global em Alimentos e Bebidas, focada no mercado de laticínios e bebidas. Antes de integrar à equipe Mintel, ela trabalhou para o Tesco, maior rede varejista do Reino Unido, onde analisava tendências globais em alimentos e identificava oportunidades de categorias.

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies