Enquanto muitos consumidores em todo o mundo reduzem a ingestão de álcool e procuram beber menos cerveja, eles estão, ao mesmo tempo, mais satisfeitos em trocar quantidade por melhor qualidade. As variedades artesanais estão se tornando uma tendência dominante globalmente e comprar uma cerveja não é mais uma tarefa simples, vista a variedade cada vez maior de cerveja disponíveis no mercado. Assim como acontece com o vinho, essa tendência ajuda a elevar as percepções da cerveja como um produto complexo e, ao mesmo tempo, sofisticado. Uma ampla variedade de estilos também permite que os apreciadores da bebida escolham o que melhor se adequa ao seu paladar, seu tipo de refeição ou a ocasião específica. Mais tipos de cerveja potencialmente também atraem novos consumidores, muitos dos quais pensavam que a cerveja era algo de gosto genérico e não, especificamente, para eles.

Outra oportunidade de crescimento para as cervejarias é a produção da “quase cerveja”, com sabor adocicado, como as variedades com adição de sabores ou refrigerantes, sidras e bebidas com sabor de malte. Esse tipo de  inovação de sabor atrai a geração millennial, que gosta de sabores adocicados e intensos, se tornando um contraste ao sabor mais suave da maioria das cervejas não aromatizadas convencionais.

Complementando, à medida que os consumidores ficam mais ecologicamente conscientes, as marcas de cerveja estão estendendo compromissos ecológicos que vão além das embalagens recicláveis. Elas também estão começando a fazer cerveja com ingredientes reciclados.

Usando o Banco Global de Novos Produtos (GNPD), da Mintel, destacamos 10 cervejas lançadas ao redor do mundo que aproveitam essas novas oportunidades de crescimento:

Coffee-Beer-e1529594600887

Cerveja Kaffee, da Baden Baden, Brasil

Os fabricantes desta cerveja com sabor de café afirmam que ela é o resultado da união perfeita de duas variedades premiadas de café, o Acaiá e o Bourbon, harmonizadas com o leve amargor do lúpulo e do malte. Ela apresenta uma coloração bege escura, espuma cremosa, e harmoniza bem com tiramisu, sobremesas à base de chocolate, carne de porco defumada e queijos semiduros.

Belgian-Double-Beer-e1529594577851

Cerveja belga Dubell Mack Mikrobryggeri, Noruega

Os fabricantes criam uma nova lista de músicas para cada lote de cervejas produzidas; esta cerveja foi preparada enquanto ouviam Led Zeppelin, David Bowie, Ron Gallo, Royal Blood e Knutsen & Ludvigsen. Os consumidores, por sua vez, podem acessar a playlist no Spotify através de um código QR no rótulo. Como eles afirmam, “com boa música consegue-se um fermento feliz, e daí uma fermentação feliz e, assim, você tem boa cerveja!”

Double-Malt-Beer-e1529594645293

Cerveja Birra Moretti, La Rossa Birra, com malte dupla, Itália

Esta cerveja premiada internacionalmente é preparada com um tipo especial de malte de cevada italiana polida, adicionando notas de caramelo e alcaçuz ao seu sabor. A nova embalagem destaca a sua produção usando energia renovável a partir de painéis solares. De acordo com a Mintel, cerca de 26% das cervejas globais lançadas em 2017 trouxeram posicionamento ético ou ecológico.

Strong-Rice-Beer-e1529594685833

Cerveja de Arroz Brasseurs du Monde, Canadá

Esta cerveja parcialmente filtrada, inspirada no Japão, é feita com ingredientes exóticos, como arroz, saquê, fermento, lúpulo japonês Sorachi Ace, mosto de vinho branco e um pouco de wasabi. O arroz dá uma nebulosidade que os japoneses chamam de “nigori”, assim como a textura de um vinho branco encorpado. Os principais sabores são bastante frutados, mas com o sabor tocante de wasabi.

Blueberry-Berlinerweisse-Style-Ale-e1529594832381

Cerveja de Mirtilos estilo ale, dos Estados Unidos

Mirtilos são facilmente encontrados nos estados do Michigan e Ontário, fornecendo a cor, doçura e complexidade ácida para essa cerveja leve tipo ale. Os mirtilos são adicionados tanto na fervura quanto na fermentação secundária. Essa cerveja faz parte de uma série de oito representando os Grandes Lagos da América do Norte: cada cerveja é inspirada nas características e no clima de cada lago, com ingredientes encontrados na região.

Jambu-Beer-e1529594854532

Cerveja de Jambu, da Krug Bier, Brasil

Uma cerveja tipo ale, de verão, inspirada no clima tropical da Amazônia. Esta cerveja de malte puro, é, de acordo com o fabricante, refrescante e saborosa, com seu lúpulo Ella, proporcionando uma explosão de aromas com notas de maracujá e manga. A presença da erva jambu dá um efeito de formigamento e entorpecimento sutil na língua, ao mesmo tempo que provoca sensação de dar água na boca.

Leftover-Loaf-Beer-e1529594499499

Cerveja InStock Bammetjes (feita com fatias de pães), da Holanda

A Instock é uma empresa social holandesa que visa reduzir o desperdício de alimentos e criar consciência sobre o assunto. Depois de abrir três restaurantes, um food truck e um serviço de bufê, eles lançaram uma cerveja estilo pale ale feita com batatas “resgatadas” e, mais recentemente, uma cerveja de trigo feita com sobras de pão, o segundo produto mais desperdiçado na Holanda.

Unfiltered-Lager-e1529594932854

And Union Unfiltered lager (cerveja não filtrada), África do Sul

As cervejas sem filtragens e não pasteurizadas se encaixam fortemente à tendência moderna de produtos alimentícios e bebidas mais naturais e menos processados. Enquanto a filtragem permite que os cervejeiros removam levedura ou sedimentos da cerveja crua, dando-lhe uma claridade brilhante, a pasteurização aquece a cerveja para remover quaisquer microrganismos que sobreviveram à filtragem, aumentando a vida útil da cerveja. No entanto, a desvantagem para o consumidor é que a pasteurização e filtragem comprometem o sabor e frescura do produto.

Not-Your-Moms-Apple-Pie-Beer-e1529595167134

Not your mom’s apple pie (Não é a Torta de Maçã da Sua Mãe), da China

Esta bebida de sobremesa afirma ter alcançado o equilíbrio perfeito entre o sabor doce  e o ácido, provocando um sabor inconfundível de nostalgia. Essa cerveja contém sucos de maçã, sendo feita com canela e baunilha real de Madagascar.

Sicilian-Pale-Ale-e1529595197844

Bruno Ribaldi Birra Siciliana, da Itália

Esta cerveja artesanal, refermentada e não filtrada é preparada com trigo “Perciasacchi”, cascas de frutas cítricas da Sicília e pimenta rosa, caracterizada por um sabor amargo, com o aroma cítrico típico da Sicília. Seu fabricante diz ser ideal para acompanhar street food, carne, massas assadas no forno ou massas com anchovas.

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies