O clube de futebol Corinthians anunciou recentemente que irá abrir um restaurante em São Paulo. Operando na área de fast-food, o clube planeja abrir 130 unidades no futuro, que funcionarão como franquias. O ambiente terá semelhanças com o time, como as cores preto e branco e imagens contando a história do clube decorando as paredes. Por sinal, pesquisa do relatório Tendências em Comer Fora, da Mintel, revela que 82% dos brasileiros declaram ter comido fora nos último meses, indicando uma boa oportunidade de mercado para o novo empreendimento.

A estratégia do Corinthians em investir no segmento de foodservice se encaixa com a tendência Mintel ‘Extend my Brand’ (Estenda a Minha Marca). Aliás, esse conceito de extensão de marca não é novo para o clube. No ano passado, ele anunciou a abertura de um cemitério, onde os torcedores podem ser sepultados ao lado de jogadores famosos e ter um velório onde o hino do time seja tocado. A extensão de marcas, apesar de não ser um conceito novo, tomou um novo significado nos últimos anos, especialmente em época de recessão econômica quando as empresas estão sendo obrigadas a procurar por novas fontes de receita. Para o Corinthians, as ações recentes de branding são um esforço para investir na sua enorme torcida, na esperança que ela esteja disposta a escolher uma marca com a qual estão familiarizados e a amam.

Por outro lado, apesar da atual crise econômica no Brasil, pesquisa Mintel mostra que 27% dos consumidores, que têm o hábito de comer fora, concordam com a afirmação: “Vale a pena gastar mais para comer fora em um restaurante onde a comida é mais saborosa”, mostrando que sabor é uma característica importante e motivo para gastar mais dinheiro para alguns consumidores. Além disso, de acordo com o relatório Mintel Estilo de Vida Ocupado e Hábitos Convenientes, 21% dos brasileiros afirmam: “Tenho interesse em alimentos que posso comer rapidamente”, destacando oportunidades para restaurantes que investem no setor de fast-food.

A crise econômica já afeta os hábitos de comer fora no Brasil, mas mais do que somente foco em preço, é importante que o setor de serviços de alimentação esteja ciente de que preço baixo não garante, necessariamente, lealdade do consumidor. Muitos consumidores consideram comer fora uma atividade de lazer, e o Corinthians tenta fazer algo divertido dessa experiência, enfatizando a importância de um ambiente agradável. Aliás, para 35% dos brasileiros que saem para comer fora, isso significa fugir um pouco da rotina, mostrando que o empreendimento de um dos times mais populares do Brasil parece promissor.

Naira Sato é analista sênior da Mintel, no Brasil, desde 2012. Com mais de dez anos de experiência na área de pesquisa, Naira trabalhou em empresas como Millward Brown, Motorola e Unilever, analisando os consumidores brasileiros e latino-americanos, trabalhando com projetos de posicionamento de marca e desenvolvimento de mercado.

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies