O The Little Coffee Shop foi aberto, no ano passado, em São Paulo. Em menos de dois metros quadrados, o estabelecimento se autodenomina “a menor cafeteria do mundo servindo cafés especiais”. Segundo matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, a barista, e proprietária da cafeteria, oferece diferentes torrefações, criadas pela cafeteria Coffee Lab, e mesmo com seu tamanho limitado, o local se tornou bastante popular, registrando boas vendas.

De acordo com o relatório Café _ Brasil, da Mintel, de 2013, apesar de o Brasil ser o maior produtor de café do mundo e ter o segundo maior mercado consumidor do globo, o mercado brasileiro ainda é menos desenvolvido quando comparado com países como os Estados Unidos e o México. Mas o futuro desse negócio é promissor. O número de cafeterias no País deve crescer 70%, totalizando cerca de 11.146 unidades, até 2018. Em um mercado competitivo, quando as pessoas vivem extremamente ocupadas, pequenas lojas, feitas para quem leva uma vida acelerada, certamente vão se destacar nesse cenário, chamando a atenção dos consumidores.

Pequenos espaços de varejo também precisam ter características únicas. Temos visto um número crescente de inovações experimentais, como o menor restaurante do mundo, ideal para os jantares a dois, aberto na Itália. A decoração da Coffee Lab em São Paulo, por sua vez, lembra um laboratório e os moedores são de alta tecnologia. No Reino Unido, lojas tipo pop-up estão oferecendo experiências diversas, como decoração vintage e portas secretas que podem levar os clientes para áreas luxuosas.

Os consumidores que vão a esses lugares, certamente, terão um momento memorável. Eles se sentirão instigados a contar suas experiências para seus amigos e deverão considerar uma nova visita ao local, pois vão querer, mais uma vez, vivenciar esse ambiente único.

Analista de Tendências da Mintel para a América Latina, Graciana Méndez tem formação multicultural e abordagem única de insights culturais regionais e de tendências de consumo e sociedade. Tendo vivido na Argetina, México e Brasil, ela tem mais de 10 anos de experiência, trabalhando como trendspotter e produtora de conteúdo em empresas como  The Futures Company e JWT Intelligence.

Varejo

Nós lidamos com ciência do Varejo. Quatro em cada cinco dos maiores varejistas do mundo usam a Mintel para desenvolver suas ofertas, entender os compradores de seus competidores e gerenciar seus fornecedores.

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies