O lançamento de alimentos com posicionamento natural cresce consistentemente na América Latina, revela a Mintel. De fato, 12% dos produtos alimentícios e bebidas lançados no continente este ano vieram com o posicionamento de sem aditivos ou sem conservantes, registrando crescimento de 71% em relação a 2009. Mas não é só na América Latina, onde produtos que se posicionam como sendo sem aditivos e conservantes estão em ascensão. Como comparação, 21% dos produtos alimentícios e bebidas lançados na América do Norte, este ano, trouxeram o mesmo atributo, o que significa um crescimento de 50% desde 2009.

O posicionamento de um produto como sendo 100% natural também aumenta na América Latina. Em 2009, 2% dos novos produtos alimentícios e bebidas traziam esse atributo. Já este ano, esse número subiu para 5%, um crescimento de mais de 100%. Enquanto isso, 11% dos produtos alimentícios e bebidas lançados na América do Norte apresentaram o mesmo atributo em 2009, subindo para 13% este ano.

A Mintel revela que os posicionamentos éticos também estão em ascensão na América Latina. De fato, enquanto 1% dos produtos lançados na região afirmou ser eco-friendly em 2009, esse número saltou para 3% em 2014.

“Essas tendências impactarão o varejo à medida que os consumidores trocam alimentos processados por opções mais frescas e saudáveis, especialmente no Brasil, onde o mais recente Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde, incentiva o consumo de alimentos frescos e a cozinhar em casa, em vez de usar produtos já prontos para o consumo”, explica Stephanie Pauk, analista de Ciências da Alimentação, da Mintel.

Atualmente, os consumidores são estimulados por conveniência, saúde e ética. Nos Estados Unidos, a Mintel revela que 62% dos consumidores estão tentando comer alimentos mais saudáveis este ano. Enquanto isso, mais de um terço, 36%, dos brasileiros afirmam comer de forma saudável metade do tempo. Aliás, eles buscam por conveniência, pois estão sempre pressionados pelo tempo. Por exemplo, 69% dos brasileiros alegam que, devido ao seu estilo de vida agitado, não cuidam de si mesmos tanto quanto deveriam. Quando questões ligadas a ética são analisadas, os consumidores brasileiros estão à procura de empresas que ajam corretamente, com 94% deles concordando que é responsabilidade das empresas que seus produtos e operações tenham o mínimo de impacto no meio ambiente.

No Brasil, informações sobre saúde e bem-estar ganham relevância já que vemos muitos consumidores confusos sobre o que significa ser saudável. A fim de ultrapassar essa situação, 55% dos consumidores afirmam que pesquisam, por conta própria, sobre problemas de saúde. Além disso, os consumidores reagem ao medo e tentam estar cientes de recall de produtos, ingredientes alérgicos e aditivos maléficos. Devido a esta realidade, 60% dos pais brasileiros pensam que é importante fazer comida para bebê em casa para que eles saibam exatamente quais ingredientes estão sendo usados.

“Muitos consumidores brasileiros associam saudabilidade com alimentos de baixa caloria. Mas saudabilidade é um universo mais amplo. Características como se o produto tem ingredientes naturais, orgânicos, sem conservantes, feitos de grãos integrais também podem ser relevantes. Atualmente, a indústria tenta trazer mais sabor para categorias de alimentos que são vistas como mais saudáveis e vice-versa. Por exemplo, um refrigerante pode utilizar adoçantes naturais ao invés de artificiais, melhorando a percepção de saudabilidade do produto”, completa Naira Sato, analista sênior do Setor Alimentício, da Mintel.

Ao mesmo tempo que os brasileiros estão preocupados com a sua saúde, eles também gostam do prazer fornecido pelos alimentos e bebidas. De fato, pesquisa da Mintel revela que 71% dos consumidores brasileiros dizem: “Eu não me importo com calorias em sorvete, porque eu considero como um doce” e 62% afirmam o mesmo em relação aos biscoitos.

 

A Mintel é patrocinadora da New Product Zone, da Fisa, estande D110, onde são mostradas novidades em produtos e há apresentações diárias de especialistas do setor.  Mais detalhes sobre as apresentações podem ser obtidas através do email brasil@mintel.com ou telefones: Estados Unidos: +1 (312) 932 0400. Brasil: 0-800-095-9094.

 

 

© 2017 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies