Todos conhecem os tradicionais hambúrgueres das lanchonetes brasileiras, que vêm recheados com uma infinidade de ingredientes, de alface e tomate a ovos e milho. Mas, recentemente, a onda dos hambúrgueres gourmet, que conquistou os Estados Unidos e a Europa nos últimos anos, chegou ao Brasil. Restaurantes casuais como o Cabana e o Madero transformaram o hambúrguer em um item de destaques dos seus menus, enfatizando a qualidade da carne de seus produtos.

Devido à exposição aos hambúrgueres de alta qualidade encontrados nesses restaurantes, os brasileiros vão ver todos os outros hambúrgueres que consomem com novos olhos, criando uma expectativa de qualidade em todos os lugares onde podem degustar o produto.

Carne é o foco do hambúrguer gourmet

Se antes a carne dos hambúrgueres brasileiros era fina e básica, hoje ela é a estrela dos sanduíches gourmet. No Madero, por exemplo, a carne é grossa e suculenta. No Bullguer, por sua vez, a marca discute, com profundidade, no seu site como a carne dos seus hambúrgueres é moída na hora e prensada na chapa, resultando num produto suculento.

Seja qual for o lugar onde eles comprem hambúrgueres, os consumidores esperarão que a carne seja da mesma qualidade de um local gourmet. Carne moída nova, o uso de cortes específicos de carne bovina e a ênfase em termos como “fresca, não congelada” podem ajudar a demonstrar a qualidade premium do produto.

Melhores hambúrgueres significam melhores acompanhamentos

Nos restaurantes de hambúrgueres premium, o mesmo grau de atenção dado à carne também é esperado em relação a tudo que acompanha o produto, como o queijo, o pão e os recheios. Alguns restaurantes, por exemplo, destacam como os pães são assados no próprio local e suas fontes de alface, tomate e outros verduras.

Enquanto os hambúrgueres premium surgiram em restaurantes casuais focados nesse tipo de produto, todos os outros locais podem aderir a essa tendência criando e pondo suas próprias versões de hambúrgueres premium no cardápio.

Qualquer que seja o tipo de restaurante, os hambúrgueres devem refletir a qualidade e o sabor a que os consumidores no Brasil podem encontrar nos restaurantes que ofereçam os produtos premium.

Produtos no varejo podem ajudar consumidores a refletir clima encontrado nos restaurantes

Estes sanduíches premium podem apresentar um preço elevado e exigir que os consumidores vão até aos restaurantes para consumi-los. Assim, as marcas de varejo têm a oportunidade de entrar na onda do hambúrguer, oferecendo aos consumidores a opção de recriar seus hambúrgueres favoritos em casa.

Fabricantes no Brasil podem criar parcerias com restaurantes para produzir seus molhos famosos, fazendo da experiência de comer um hambúrguer mais conveniente para os consumidores.

A oportunidade

Hambúrgueres no Brasil têm se tornado mais premium ao focar na qualidade da carne. Como resultado, os consumidores brasileiros se acostumarão com essa melhora no padrão do produto e vão esperar que todos hambúrgueres reflitam essa melhora, não importando o local onde irão. A mesma expectativa será criada em torno dos recheios e molhos.

Melanie Zanoza Bartelme  está na Mintel desde 2017. Como analista global de Alimentos, fornece insights sobre inovação e tendências de consumo ao redor do mundo em várias categorias de alimentos. Devido ao seu grande interesse em alimentos, ela anteriormente escrevia sobre indústria e tendências para o Institute of Food Technologists.

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies