Hotspots traz para você as principais observações da equipe Mintel Trends sobre lançamentos de produtos e serviços de todo o mundo. De uma inteligência artificial que recomenda laticínios com base em dados pessoais de saúde dos consumidores, a uma ferramenta que orienta pedestres e ciclistas ao longo de rotas com menor quantidade poluição do ar e sonora. Descubra as iniciativas globais mais inovadoras que estão acontecendo este mês.

China – Tecnologia branca

Yili e Xiaomi revelaram seus planos de combinar laticínios com tecnologia inteligente durante a World Internet Conference na China. Com base em dados de saúde abrangentes monitorados através de dispositivos de tecnologia vestível da Xiaomi, recomendações de produtos lácteos serão feitas em tempo real para atender às necessidades nutricionais individuais dos consumidores. Os planos foram apresentados com uma pequena campanha em vídeo que mostra as necessidades nutricionais de uma pessoa durante várias atividades ao longo do dia.

A consciência crescente dos consumidores sobre a saúde e o forte desejo de prevenção de doenças estimularam o interesse em dispositivos de saúde, o que por sua vez mudou a maneira como as pessoas gerenciam suas condições de saúde. Com acesso a mais dados de saúde, os consumidores contam com a Internet para saber quais alimentos devem comer ou quais mudanças no estilo de vida devem fazer para melhorar a saúde. No entanto, fazer isso tudo pode consumir muito tempo, especialmente com tantas informações falsas ou contraditórias online. A colaboração de Yili e Xiaomi fornecerá aos consumidores uma solução holística de saúde mais conveniente para entenderem e receberem a nutrição certa de que precisam.

Elysha Young – Gerente da Mintel Trends, Ásia-Pacífico

Finlândia – Indo pelo caminho verde

Green Paths é uma ferramenta de localização de rotas que ajuda pedestres e ciclistas a encontrar rotas com menor quantidade de ruído e poluição do ar. A ferramenta, atualmente em modo de testes, mostra ao usuário diferentes opções de rota com base na distância, ruído e poluição do ar. Green Paths oferece rotas alternativas que podem ser um pouco mais lentas, mas apresentam menos poluição do ar e sonora, ou seja, recomendando viajar por um parque em vez de por uma rua movimentada. A ferramenta está sendo desenvolvida pelo Laboratório de Geografia Digital da Universidade de Helsinque para oferecer às pessoas opções mais calmas, verdes e saudáveis para se locomover.

As preocupações dos consumidores com os níveis crescentes de poluição sonora e atmosférica em suas cidades só aumentam, e eles estão cada vez mais conscientes dos impactos que isso tem na saúde, tanto mental quanto física. Durante a pandemia, vimos várias cidades aproveitarem a oportunidade de mudar os padrões de deslocamentos para investir em espaços mais verdes e na promoção de caminhadas e ciclismo. O desejo de escapar da poluição cria oportunidades para as marcas ajudarem os consumidores a se protegerem, com produtos purificadores e à prova de som, além de incentivá-los a encontrar e construir espaços mais verdes, saudáveis e silenciosos.

Liisa Kontas – Analista de Tendências, Nórdicos

Indonésia – Publicidade durante a higienização

A Location Media Xchange fechou uma parceria exclusiva com a fornecedora indonésia de equipamentos médicos PT Danendra Abyudaya Adika para equipar dispensadores automáticos de higienizadores de mãos com telas de sinalização digital. Os anunciantes poderão colocar campanhas ou mensagens de anúncios nas estações higienizadoras remotamente. Danendra já equipou 50 de suas telas com a tecnologia da LMX em supermercados e outras mercearias na Grande Jacarta, Medan, Surabaya e Pekanbaru. A empresa planeja expandir para mais de 10.000 outros minimercados e lojas de varejo, como Alfamart, Indomaret e Lotte Mart, em toda a Indonésia.

As estações com álcool em gel para as mãos se tornaram uma visão comum em todos os espaços públicos, e os profissionais de marketing as estão vendo como uma oportunidade alcançar consumidores. Essas estações podem ser uma opção mais barata para atingir os consumidores em grande escala, em oposição aos métodos tradicionais de publicidade exterior. O surto da COVID-19 mudou drasticamente os comportamentos dos consumidores, e os gastos com publicidade e os canais tiveram que se ajustar. Em muitos mercados, vimos anunciantes se adaptarem seguindo os consumidores, ao criar mensagens de marca em plataformas digitais e jogos amplamente usados pelos consumidores.

Melanie Nambar – Analista de Tendências, Sudeste Asiático

EUA – Higiene bucal atenta

O aplicativo e escova de dentes hum da Colgate formou uma parceria com o aplicativo de meditação Headspace. A parceria contará com os “Mindful Moments” semanais do Headspace diretamente no aplicativo hum. A escova de dentes e o aplicativo hum são basicamente construídos sobre um sistema baseado em recompensa e os consumidores ganham recompensas toda vez que escovam ou completam uma atividade no aplicativo. Esses pontos de recompensa podem ser resgatados na loja do aplicativo, que inclui ofertas de parceiros de bem-estar, como o Headspace. Os usuários podem desbloquear um teste gratuito de 60 dias do Headspace assim que ganharem 200 Smile Points no aplicativo hum da Colgate.

Os eventos de 2020 criaram significados e propósitos para os hábitos cotidianos, mas mesmo antes da pandemia interromper o estilo de vida, a Mintel já acompanhava uma evolução do autocuidado. O conceito de autocuidado que ganhou identidade na década anterior estava intimamente ligado à mentalidade de ‘cuidar de você mesmo’, que se concentrava mais na gratificação instantânea e menos nos hábitos de longo prazo. No entanto, com o esgotamento, o estresse e a ansiedade aumentando, é evidente que o conceito de autocuidado requer uma estrutura mais definida e proposital, e as marcas que se concentram nas rotinas e hábitos diários têm uma oportunidade clara de liderar o caminho. O Headspace tem sido muito estratégico na formação de parcerias diretas com marcas a fim de orientar o consumidor em direção à mindfulness (plena atenção). Em muitos casos, os consumidores precisam desse suporte e estrutura iniciais para se tornarem cientes dos hábitos de sucesso que buscam.

Diana Kelter – Analista de Tendências Sênior, EUA

Brasil – Seguro inteligente

O Mercado Livre fez parceria com a startup Pitzi para lançar planos de seguros para smartphones. Os consumidores podem se inscrever nos planos de forma digital, diretamente na plataforma do Mercado Livre. Os pagamentos também são configurados da mesma forma, e o consumidor pode optar por ser cobrado ou pagar com cartão de crédito ou débito. As pessoas podem escolher entre três planos diferentes: proteção contra danos, proteção de tela e proteção total, que cobre contra roubo, perda acidental e quebra. Os valores são estabelecidos de acordo com o modelo do smartphone.

A necessidade de interagir com segurança com o mundo externo durante o isolamento levou os consumidores a confiar em dispositivos eletrônicos e aumentou a posse de smartphones. Embora seu caráter frágil exija manutenção constante, cenários inseguros em toda a América Latina tornam os smartphones um alvo fácil para criminosos que podem levar meses de esforços de economias. Conforme o orçamento se torna cada vez mais importante para os consumidores – especialmente se eles tiveram suas rendas comprometidas desde o início do isolamento – fornecer um serviço que os impedirá de ter despesas inesperadas relacionadas aos seus dispositivos a um custo baixo e estável se tornará cada vez mais atraente para o público ao redor o mundo.

Vanessa Rondine – Analista de Tendências, América Latina

 

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2021 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies