A padaria é o tipo de varejo de alimentos e bebidas mais utilizado pelos brasileiros. De acordo com o relatório Mintel Supermercados e Hipermercados – Brasil 2016, 94% dos brasileiros utilizam padarias. Apesar disso, outros formatos menores estão se tornando cada vez mais populares.

Muitas das grandes empresas da categoria de alimentos e bebidas começaram a apostar na expansão para formatos menores. Em dezembro de 2016, por exemplo, podemos citar os seguintes formatos menores de grandes cadeias de supermercado: Carrefour Bairro (41 unidades em três estados), Carrefour Express (61 unidades no estado de São Paulo), Minimercado Extra (208 unidades no estado de São Paulo), Minuto Pão de Açúcar (72 unidades nos estados de São Paulo e Pernambuco).

A cadeia de supermercados Hirota, de São Paulo, também decidiu explorar um formato mais centrado na conveniência, buscando inspiração nas lojas de conveniência japonesas “konbini”, lançando o Hirota Express em 2016, que já conta com três unidades, com planos de expansão de mais 20 unidades em 2017.

Estas unidades compactas geralmente estão localizadas em locais de fácil acesso e oferecem todos os itens básicos (muitas possuem padarias e açougues próprios), e são ideais para compras rápidas de alimentos e bebidas.

Padarias de pequeno formato competem com varejistas de alimentos e bebidas

34% dos brasileiros afirmam visitar estes estabelecimentos diariamente

É essencial que estes formatos menores ofereçam uma boa seleção de produtos frescos, principalmente o pão francês (altamente consumido no país) para competir com as padarias, que apresentam o maior uso entre os brasileiros: 34% dos brasileiros afirmam visitar estes estabelecimentos diariamente, de acordo com pesquisa Mintel.

As padarias buscam também oferecer maior conveniência ao consumidor.Um exemplo disso é a Pão To Go, uma rede de franquias de padarias drive-thru, que oferece aos seus consumidores a conveniência, praticidade e conforto da compra de produtos de padaria sem a necessidade de sair do carro. No Brasil, os carros são muito usados devido à falta de investimentos em transportes públicos, tornando os drive-thrus altamente atraentes para os consumidores. A empresa, que atualmente possui 16 lojas, pretende expandir seus negócios para os Estados Unidos e Europa. O seu objetivo é ter 1000 unidades em dez anos

A conveniência é uma parte importante da rotina diárias do consumidor, e as lojas de formato menor se beneficiam de estilos de vida ocupados. Na medida em que as grandes cadeias de supermercados continuam a expandir para formatos menores para atrair os consumidores com pressa, as padarias poderão então perder a posição de varejista de alimentos e bebidas mais utilizado pelos brasileiros.

Andre Euphrasio está na Mintel desde abril de 2014. Analista de pesquisa, faz parte da equipe de Mercados Emergentes, desenvolvendo relatórios e análises do mercado brasileiro. Antes de se juntar à Mintel, ele trabalhou para o IBOPE, empresa onde fazia pesquisa de mídia.

Alimentos e Bebidas

Nossa rede internacional de pesquisadores de campo e analistas da categoria de alimentos trabalham conjuntamente combinando dados, conhecimento, previsão e inovação em ações de insights que possam ajudá-lo a alimentar as suas estratégias e processos de desenvolvimento

Leia mais
© 2024 Mintel Group Ltd. | Política de privacidade | Termos | Uso de Cookies